06 Mar 2014
Créditos Imagem
Hugo Cadavez CC Attribution 2.0

São cada vez mais os turistas – nacionais e estrangeiros – que rumam ao Alentejo em busca das férias perfeitas. Seja para aproveitar um fim-de-semana prolongado ou umas férias grandes, muitos são os que elegem a costa alentejana para fugir da rotina. Praia, boa comida e temperaturas agradáveis são alguns dos trunfos do litoral alentejano, mas há mais, muito mais…

Praias

Como o ex-líbris da costa alentejana, as praias são, sem dúvida, pontos de passagem obrigatórios. Embora sejam várias as opções, e para todos os gostos, existem algumas que são indispensáveis conhecer:

  • Praia da Comporta: situada nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, atrai os amantes de pesca submarina graças às suas águas límpidas e calmas.
  • Praia de São Torpes: tem condições favoráveis para a prática de surf devido às grandes ondas. Situada perto de Sines, está rodeada de bons restaurantes, ideais para saborear peixe fresco.
  • Praia de Almograve: perfeita para aqueles que procuram descanso total. Trata-se de uma praia selvagem e isolada. O acesso é difícil, mas o esforço compensa para quem deseja um dia de praia sem confusão.
  • Praia do Malhão: é uma das favoritas dos naturistas. Está situada entre Vila Nova de Milfontes e Porto Covo e o acesso faz-se por caminhos não asfaltados. A temperatura agradável da água é um dos argumentos que leva os que a visitam a voltar.
  • Praia do Portinho da Arrábida: sendo uma das praias mais concorridas do Alentejo, promete bons momentos de convívio. As infraestruturas bem exploradas complementam a beleza desta praia.
  • Praia do Meco: rodeada por uma moldura natural fascinante, está dividida em várias zonas, atraindo vários tipos de turistas, desde surfistas e nudistas, a praticantes dos mais variados desportos náuticos (em zonas mais ventosas).
  • Praia da Zambujeira do Mar: tem um areal bastante extenso e as suas águas são cristalinas. Normalmente é bastante concorrida, sobretudo durante o Festival Sudoeste. 

Outras atividades

O imenso litoral alentejano tem muito mais para oferecer para além dos dias passados entre as areias quentes e as águas mornas do mar. Por isso mesmo, vale a pena conhecer as restantes opções para os tempos livres.

  • Safari em pleno Alentejo: o Badoca Safari Park é um parque natural que oferece uma experiência única em Portugal. Localizado em Vila Nova de Santo André, estende-se por 90 hectares e conta com 250 animais selvagens de 45 espécies, entre eles cangurus, aves exóticas, tigres de bengala, zebras, chimpanzés, cegonhas, etc.
  • Nadar com golfinhos: é uma das atrações na Península de Tróia. Em pleno estuário do rio Sado é possível ver de perto os golfinhos-roazes. São cerca de 40 golfinhos, que compõem o único grupo de golfinhos existente em Portugal.
  • Desporto: a costa alentejana tem muito potencial para a prática de vários desportos. Em Tróia é possível alugar motos de água; Porto Corvo atrai bastantes surfistas; em várias falésias é possível encontrar amantes de parapente; e as planícies alentejanas são ideais para passeios a cavalo ou de BTT. Sem esquecer, claro, as tradicionais caminhadas ao ar livre ou o mergulho. 

Gastronomia

É pecaminoso percorrer a costa alentejana sem sentir o paladar da sua cozinha única. Marcada pelo aroma dos coentros, a textura do peixe fresco e o toque singular do azeite, a gastronomia alentejana garante manjares únicos. Sempre, claro, acompanhados pelos magníficos vinhos alentejanos: Periquita, Borba, Monte Velho. Para finalizar, os doces conventuais onde predominam os ovos e as amêndoas. A não perder:

  • Sopa de Cação
  • Açorda à Alentejana
  • Carne de Porco à Alentejana
  • Ensopado de Borrego
  • Bolo de Amêndoa e Gila