Ponto de interesse
Ponto de interesse
Bom Jesus do Monte
Braga
- Braga
0
opiniões
Descrição

A estância do Bom Jesus do Monte em Braga, concilia em pleno o turismo e a religiosidade. Santuário com origem no séc. XV, está envolvido num verdejante e frondoso parque que possui uma admirável vista para a cidade. Este templo é ainda precedido por um monumental escadório barroco do séc. XVIII e XIX, no qual podemos encontrar várias capelas, cada uma das quais evocando um cena da paixão de Cristo. A porta principal, em estilo neoclássico, é flanqueada por quatro pesadas colunas que sustentam uma varanda intermédia à fachada e sobre a qual se situam as estátuas dos quatro evangelistas. No seu interior sobressai a planta em cruz latina e destaca-se o altar-mor que sustenta a composição cénica que retrata o cenário.

O monumental escadório foi iniciado em 1741 e está dividido em dois tipos de construção: escadório dos cinco sentidos (fontes dos cinco sentidos) e a escadaria da virtude. Ao longo de todo ele podemos observar vasos decorativos, esculturas alegóricas e figuras simbólicas. No penúltimo patamar ressalta o terreiro de Moisés com a fonte do pelicano.

Na génese do Bom Jesus do Monte está uma cruz colocada no alto do Monte de Espinho no séc. XIV. A presença da cruz depressa fez erguer a ermida de Santa Cruz do Monte, que passou a ser um destino muito procurado pelos peregrinos. Anos mais tarde, em 1629, um grupo de pessoas decidiu construir a confraria do Bom Jesus do Monte. Este foi o ponto de partida para transformar a ermida de Santa Cruz num monumento em honra da paixão de Cristo.

Créditos de Imagem: Wikipédia

Localização
Endereço:
Bom Jesus do Monte, 4820-142 - Braga
GPS:
41° 33' 16.6644" N
8° 22' 41.2896" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (6)
Tudo sobre a Semana Santa em Braga
Braga à Mesa: Aqui, a história serve-se de bandeja!
Fontes, bicas e fontanários da Freguesia de Real

Páginas