Ponto de interesse
Ponto de interesse
Castelo de Alvito
Alvito
- Beja
0
opiniões
Descrição

À entrada da fortificação existe ainda hoje uma lápide que nos conta os primórdios deste lugar. Reza a história que o primeiro título de barão em Portugal foi concedido por D. Afonso V a D. João de Silveira. Por préstimos merecidos, o rei permitiu ao barão que erguesse um castelo em Alvito, mas haveria de ser o seu filho primogênito, D. Diogo Lobo da Silveira, a iniciar a construção do castelo, já no reinado de D. João II.

Na época existiam em Portugal muitas residências fortificadas e edifícios religiosos, mas não castelos, que por princípio e em termos legais, só ao rei pertenciam. No entanto, o Castelo de Alvito seria uma residência privada, num período de fortíssimo centralismo do poder real como foi o período inerente a D. João II, conhecido como intransigente lutador contra o poderio até aí crescente dos nobres.

O Castelo de Alvito teve, portanto, pouca importância em termos militares, não havendo sequer notícia de qualquer movimento bélico. Destinou-se a receber reis e rainhas…

Foi então no século XV que se ergueu a estrutura palatina que ainda perdura, de planta retangular com três torreões circulares e um, o da Fonte, de muros rectos e remate semicircular. A noroeste levantou-se a torre de menagem, de sólidas paredes e janelas gradeadas. Este conjunto de elementos puramente militares cede claramente ao carácter residencial, com as janelas manuelino-mudéjares de dupla arcada, com ferradura em tijoleira, num reflexo de uma escola de grande valor decorativo. 

A porta principal foi, em tempos, servida por uma ponte levadiça que dava acesso à praça de armas, enquanto do lado sul uma escadaria leva à imponente Sala dos Veados. Notoriedade deve ser dada também à capela e aos aposentos das torres e dos corpos retangulares.

Em 1834 foi atacado pelos liberais, entrando em decadência até à intervenção da Fundação da Casa de Bragança, que dele abdicou para que desse lugar a uma pousada que tomou o nome de Pousada do Castelo de Alvito.

Créditos de Imagem: Wikipédia

Localização
Endereço:
Largo do Castelo, 7920-999 - Alvito
GPS:
38° 15' 27.5724" N
7° 59' 32.1072" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (1)
O que não perder na costa alentejana