Ponto de interesse
Ponto de interesse
Castelo de Arraiolos
Arraiolos
- Évora
0
opiniões
Descrição

O Castelo de Arraiolos teve pouco mais do que três séculos de vida activa, foi mandado erguer por D. Dinis em 1310 e corria o ano de 1613 quando já se queixavam os oficiais que se desfazia a fortaleza.

Foi D. Afonso II quem, no ano de 1217, fez a doação da sua herdade de Arriolos, nome da terra no tempo de então, a D. Soeiro, bispo de Évora, para que nela se construísse um castelo. A obra só foi levada a cabo cerca de cem anos mais tarde.

O castelo tem a forma de uma elipse e é rematado no seu ponto mais elevado e central pela Igreja do Salvador. A construção quinhentista ficou muito desfigurada pelas obras de 1874, mas ainda hoje podemos admira a abóbada reticulada. São seis as torres rectangulares que interrompem as curvas da muralha, na qual se abriam duas portas e uma outra, já desaparecida, a Porta da Barbacã, voltada para a vila. Para defesa desta porta, levantou-se a Torre do Relógio, opulentada com coruchéus no tempo de D. Manuel I.

D. Nuno Alvares Pereira foi a figura central deste castelo, conde de Arraiolos, senhor da vila pela serventia a D. João I na guerra com Castela. 

A decadência já se fazia sentir no castelo, a chegada da longa Guerra da Restauração provocou ainda mais o declínio. Aos dias de hoje chegaram as ruínas, que ainda assim, são motivo maior para uma vista ao Castelo de Arraiolos.

Créditos de Imagem: Flickr – Portuguese Eyes

Localização
Endereço:
Rua do Castelo 22, 7040 - Arraiolos - Évora
GPS:
38° 43' 28.524" N
7° 59' 14.0208" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (1)
Conhecer … O Alentejo