Ponto de interesse
Ponto de interesse
Castelo de Noudar
Barrancos
- Beja
0
opiniões
Descrição

Certamente não serão muitos os portugueses que conhecem este castelo, tão pouco onde se situa, a não ser, claro, os habitantes e amigos desta pequena localidade alentejana (tomada aos mouros em 1167 pelo famoso Gonçalo Mendes da Maia) do concelho de Barrancos, esta sim, vila popular sobretudo pelas suas festas realizadas em Agosto.

Foi no ano de 1303 que frei Lourenço Afonso, mestre da Ordem de Avis, recebeu ordem expressa para levantar o castelo. Findos cinco anos estava concluído. Aos dias de hoje chegou um lanço da muralha, onde avulta a torre de menagem com 17,5 metros de altura, a alcáçova, a reconstruída Igreja de Nossa Senhora do Desterro e a casa que, segundo reza a memória, foi pertença do último governador de Noudar. Restam ainda duas portas, dois postigos e três cisternas.

Esta região foi dominada alternadamente por espanhóis e portugueses, a situação geográfica sempre trouxe problemas à fortificação, nomeadamente nas guerras de independência dos séculos XIV e XVII, na da Sucessão Espanhola e nas Invasões Francesas, e já em oitocentos a população desocupara o castelo.

Em 2000 entrou em funções no castelo um estaleiro-escola de formação em restauro e conservação, sob os desígnios de entidades como a Câmara e a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

Créditos de Imagem: Wikipédia

Localização
Endereço:
Rua Noudar, 7230-031 - Barrancos
GPS:
38° 7' 56.0388" N
6° 58' 31.71" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (1)
O que não perder na costa alentejana