Ponto de interesse
Ponto de interesse
Castelo do Pinhel
Pinhel
- Guarda
0
opiniões
Descrição

Do original castelo resta muito pouco, mas que nem por isso deixa de merecer a visita. Do topo permanecem, altas e imponentes, as duas torres que são o ex-libris da cidade de Pinhel.
À semelhança de várias outras construções semelhantes da região, também o Castelo do Pinhel foi construído aquando da reconquista, neste caso construído a mando de D. Sancho I. Durante séculos alvo de disputas com o reino de Leão, foi palco de batalhas e ocupações ao longo dos séculos, a mais recente das quais durante a invasão napoleónica, que ocupou a (então) vila e castelo.
Da construção original não resta muito, mas as secções mais importantes e visíveis permanecem em excelentes condições e visitáveis. A torre mais elevada, a Torre de Menagem, é de construção medieval e apresenta elementos decorativos da época; a outra, mais despida e modesta, funcionou no passado como prisão.
No largo do castelo podem-se ainda observar trechos da antiga muralha, bem como três cisternas e uma antiga porta do castelo - a Porta de Santiago.

Localização
Endereço:
Rua do Castelo, 4, 6400-340 - Pinhel
GPS:
40° 46' 37.8444" N
7° 3' 42.3792" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)