Ponto de interesse
Ponto de interesse
Convento de Nossa Senhora da Assunção
Arraiolos
- Évora
0
opiniões
Descrição

Localizado no ambiente rural de Arraiolos, o Convento de Nossa Senhora da Assunção é um edifício heterogéneo e anómalo, isolado e harmonizado com o meio ambiente. A sua arquitectura é caracterizada por vários estilos: manuelino, mudéjar e barroco, o que se traduz na sobreposição continuada de cânones arquitectónicos e adornais. Sobressai o estilo manuelino-mudéjar imposto à igreja e o barroco seiscentista inerente ao convento.

Este edifício tem uma planta assimétrica, composto por uma igreja com planta rectangular e uma pousada conventual com planta quadrada disposta em torno do claustro.

A igreja, composta por nave, cruzeiro e abside, tem coberturas diferenciadas, com um telhado de duas águas para a nave e abside e um terraço voltado para os braços do cruzeiro. A fachada sul do convento merece especial realce, consequência da articulação vertical do varandim renascentista sobre a tripla arcaria de ogivas.

Foi no século XIV que o donatário da Vila de Arraiolos fundou as suas pousadas, denominadas como Quinta do Paço.

Entre 1527 e 1540 deu-se o aperfeiçoamento da estrutura geral da Quinta do Paço, e no ano de 1590 foi levada a cabo uma reestruturação na frontaria. Decorria o ano de 1700 quando foram realizadas obras no interior da nave, nomeadamente o revestimento dos paramentos interiores com azulejaria.

Em 1834, o convento foi vendido em hasta pública com fins agrícolas e, em 1980, comprado pelo Estado.

Em 1995, segundo projecto do arquitecto José Paulo dos Santos, começaram as obras de adaptação a pousada, hoje denominada Pousada Nossa Senhora da Assunção.

Créditos de Imagem: Wikipédia

Opiniões(0)
Relacionados no Blog (1)
Conhecer … O Alentejo