Ponto de interesse
Ponto de interesse
Convento de Santa Maria do Bouro
Amares
- Braga
0
opiniões
Descrição

O Convento de Santa Maria do Bouro situa-se em Amares, no sopé da Serra de São Mamede, é envolto pelos rios Cávado e Homem, motivo pelo qual protagonizou um papel maior na defesa da fronteira. Originalmente seria um mosteiro beneditino, que passou à posteriori para a Ordem de Cister.

Em 1834, devido à extinção das ordens religiosas, a igreja passou a paroquial e o convento foi abandonado.

Em 1986, parte do edifício foi comprado pela Câmara Municipal de Amares e doada ao IPPC (Instituto Português do Patrimônio Cultural) atual IPPAR (Instituto Português do Património Arquitetónico), acabando por sofrer obras de adaptação para ser transformado numa pousada, denominada Pousada de Santa Maria do Bouro.

O conjunto de arquitetura maneirista é composto por uma igreja de planta cruciforme, com nave única precedida de galilé e por capelas intercomunicantes, transepto inscrito e capela-mor profunda. A fachada principal tem linhas harmônicas e um claustro na ala sul, com arcada no primeiro piso e janelas de sacada no segundo. O interior é adornado ao gosto do barroco joanino, ostentando azulejaria de notável valor decorativo.

Créditos de Imagem: José Filipe Silva

Localização
Endereço:
Estrada Nacional 308 Terreiro, 4720-688 - Bouro (Santa Marta)
GPS:
41° 39' 23.4072" N
8° 17' 26.5308" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (6)
Tudo sobre a Semana Santa em Braga
Braga à Mesa: Aqui, a história serve-se de bandeja!
Fontes, bicas e fontanários da Freguesia de Real

Páginas