Ponto de interesse
Ponto de interesse
Estação Arqueológica do Monte de São Martinho
Castelo Branco
- Castelo Branco
0
opiniões
Descrição

Para encontrar a estação arqueológica terá que percorrer alguns quilómetros a partir do centro de Castelo Branco. A três quilómetros da cidade surge esta beleza natural, um morro de formação quartezítica, rodeada de vegetação. Quem sobe ao cabeço consegue ver toda a planície do Vale do Tejo, bem como a cidade do distrito.
A lenda diz ainda que a origem de Castelo Branco está naquele local. Algo que já foi provado por uma investigação arqueológica. O interesse nesta zona saiu reforçado com a descoberta de uma barragem romana, junto à Capela de Srª de Mércoles, tal como de uma via romana ou medieval. A área guarda ainda vestígios de fragmentos cerâmicos e estruturas arquitetónicas desse período. Há quem suspeite que ali está soterrada uma cidade romana.
Em 2002, nas proximidades da Capela de Santa Ana foi efetuada uma escavação promovida pela Câmara Municipal e foram detetadas estruturas da parte rústica de uma villae. Por tudo isto, a visita é merecida. Quem sabe não se descobre algum vestígio de época?

Créditos da imagem: Câmara Municipal de Castelo Branco
Localização
Endereço:
Monte de São Martinho, 6000 - Castelo Branco
GPS:
40° 16' 51.816" N
7° 30' 40.1616" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (1)
Festa das Cerejas no Fundão