Ponto de interesse
Ponto de interesse
Igreja de Nossa Senhora do Castelo
Aljustrel
- Beja
0
opiniões
Descrição

Na mais setentrional das colinas que cercam Aljustrel existiu um castelo em taipa, erguido pelos árabes entre os séculos VIII e XII. Atualmente, do velho castelo subsistem apenas vestígios e ao lado uma capela de peregrinação, datada já dos séculos XVI e XVII, onde é venerada Nossa Senhora do Castelo.

Ao templo acedemos por um escadório, no seu interior existe ainda hoje uma rocha escura onde, segundo a crença, terá aparecido Nossa Senhora.

Esta pequena ermida, de nave e capela-mor retangulares, tem adoçados dois espaços, igualmente retangulares, correspondentes à sacristia e à antiga casa dos romeiros (hoje habitação particular). A fachada principal está enquadrada por pilastras com cruz no topo da empena, voltada a sudeste. A fachada lateral esquerda é marcada por contrafortes de diferente modulação e cercada por banco corrido.

No interior encontramos uma nave comprida, onde se destaca uma pequena galeria (galilé), um púlpito (tribuna) no alçado direito e a capela-mor, estreita e pouco profunda, com uma fresta retangular, a única entrada de luz em todo o templo. O retábulo sobre o altar-mor é de talha branca e dourada, com recantos ornamentados no estilo rococó.

A engrandecer esta igreja encontramos fantásticos exemplares de azulejaria do século XVII, a três cores – azul, branco e amarelo – com desenhos sem grandes intenções mas suficientemente ilustrativos de uma época gloriosa em termos de arquitetura decorativa em Portugal. 

Créditos de Imagem: Flickr - Miguel H. Carriço

Localização
Endereço:
Rua de Olivença, 7600-077 - Beja
GPS:
37° 52' 47.1828" N
8° 9' 43.5096" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (1)
O que não perder na costa alentejana