Ponto de interesse
Ponto de interesse
Igreja de Santo António
Lagos
- Faro
0
opiniões
Descrição

Não se sabe com exatidão quando foi erguida, mas acredita-se que a Igreja de Santo António foi edificada sob o reinado de D. João V, em 1707, para servir de local de culto para os militares de Lagos. Foi atingida pelo sismo de 1755 e recuperada em 1769 por ordem do comandante do Regimento de Infantaria de Lagos, Hugo Beaty.
Em 1924 foi classificada como Monumento Nacional e em 1929 deixou de pertencer ao Ministério da Guerra, para ser administrada pelo Ministério da Instrução Pública. Recuperada em 1930, a igreja passou a fazer parte do Museu Regional de Lagos e um ano depois integrou a secção de Arte Sacra do Museu Regional de Lagos.
A igreja é de traça barroca, de aspeto simples, com paredes de cantaria lisa. Tem duas torres sineiras, de dimensões distintas e a nave de teto abobado pintado está decorada com azulejos e talha dourada.
As paredes laterais têm oito quadros que representam cenas da vida de Santo António de Lisboa, pintadas pelo Mestre Joaquim Rasquinho de Loulé. Imagens que merecem uma visita. Atualmente, a igreja apenas presta serviços religiosos no dia do seu padroeiro, a 13 de junho.

Créditos da imagem: Wikipedia
Localização
Endereço:
Rua General Alberto da Silveira, 8600-594 - Lagos
GPS:
37° 5' 56.5152" N
8° 40' 15.7872" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)