Ponto de interesse
Ponto de interesse
Igreja de São Pedro de Merelim
Braga
- Braga
0
opiniões
Descrição

A paróquia de São Pedro de Merelim é afortunada em monumentos, com o orago São Pedro (festa ao dia 29 de Junho), alcançou a independência cerca do ano de 1100 e foi edificada a partir de um primitivo templo.

Este monumento, apelidado de “velho”, manteve-se activo a durante 635 anos. No ano de 1855, foi demolida e construiu-se a actual Igreja. Agora, a nova Igreja é uma construção simples, com tamanho apropriado, sem artes nem ostentação. No interior da nova Igreja podemos ver um Cristo de tamanho real símbolo da Renascença do século XV, ao lado, vemos imagens de São Pedro Bispo e de São Paulo, ambos do século XVII, o sacrário que aqui podemos ver data já século XX. Na nova edificação podemos encontrar ainda o consagrado Coração de Jesus, a imagem do Menino com laivos do Barroco e Nossa Senhora do Rosário, com uma coroa de prata, tendo sob si a meia imagem, deitada, da Senhora da Boa Morte (século XVII). Duas telas antiquíssimas, oriundas da antiga paróquia, mostram São Bento e a Virgem Imaculada, ambas ao lado do Evangelho. A mais valiosa jóia desta Igreja é a Custódia, um objecto do século XI de rara valia, adquirida quando São Pedro ascendeu a freguesia independente.

Ao lado da Igreja paroquial, encontra-se um poço que se abriria no tempo dos Romanos. Hoje lá encontraremos uma fonte luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Créditos de Imagem: Panoramio – Filipe Quintas

Localização
Endereço:
Rua António José Ribeiro, 4700 - Merelim S. Pedro - Braga
GPS:
41° 34' 51.7728" N
8° 27' 17.7804" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (6)
Tudo sobre a Semana Santa em Braga
Braga à Mesa: Aqui, a história serve-se de bandeja!
Fontes, bicas e fontanários da Freguesia de Real

Páginas