Ponto de interesse
Ponto de interesse
Jardim do Paço Episcopal
Castelo Branco
- Castelo Branco
0
opiniões
Descrição

É um dos exemplares do estilo barroco português mais originais e está em Castelo Branco. O Jardim do Paço Episcopal convida a um passeio pelas áreas verdes e uma apreciação cuidada da estatuária, já que representa diversos símbolos e temas que foram desenvolvidos para criar um percurso único. De forma retangular, este jardim é dominado por balcões e varandas, em que se destacam as guardas de ferro e os balaústres de cantaria.

A obra resultou da vontade do Bispo da Guarda, D. João de Mendonça, no século XVIII, e foi adquirida pela Câmara em 1919. O jardim tem cinco lagos, cujos bordos têm vários jogos de água. Entre as estátuas mais importantes estão os Novíssimos do Homem, Quatro Virtudes Cardeais, Três Virtudes Teologais, Signos do Zodíaco, Partes do Mundo, Quatro Estações do Ano, Fogo e a Caça. Todas são em granito e ladeadas por canteiros de buxo. Também os Apóstolos e Reis de Portugal (até D. José I) foram incluídos nesta paisagem.

A junção do religioso com o panteísmo faz deste jardim uma obra singular, cuja iconografia desperta a curiosidade dos visitantes, que não sabem que o espaço foi alvo de uma recente intervenção de restauro, onde foram reintroduzidas flores iguais às originais. Várias estátuas regressaram assim ao local original e a cantaria e muros foram recuperados.

Um ponto de visualização obrigatório são os azulejos figurativos dos muros que contornam o jardim. Com azul sobre fundo branco, estes representam as paisagens de Castelo Branco, a Antiga Quinta e Bosque, a Capela de São João e o Cruzeiro.

Créditos da imagem: Wikipédia
Localização
Endereço:
Rua Bartolomeu da Costa, 6000 - Castelo Branco
GPS:
39° 49' 41.4408" N
7° 29' 37.3596" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (1)
Festa das Cerejas no Fundão