Ponto de interesse
Ponto de interesse
Mosteiro dos Jerónimos
Lisboa
- Lisboa
0
opiniões
Descrição

O Mosteiro dos Jerónimos é provavelmente um dos mais famosos monumentos portugueses, e certamente um dos mais ricos. É um perfeito testemunho da grandeza e da riqueza dos descobrimentos, tendo sido construído precisamente para celebrar a rota marítima para a Índia (e com as verbas que ela proporcionou).
Formalmente intitulado "Mosteiro de Santa Maria de Belém", é a principal obra do estilo manuelino, com uma imensa riqueza decorativa em todos os seus pormenores. A igreja, ampla e imensa, é um panteão real, onde se encontram todos os reis da segunda dinastia, incluindo D. Manuel e o malfadado rei D. Sebastião. No entanto, são outros dois túmulos que atraem as atenções, localizados à entrada da igreja. Tratam-se dos túmulos do poeta Luís de Camões e do navegador Vasco da Gama, autênticas obras de arte da escultura portuguesa, que rivalizam apenas com os túmulos de Pedro e Inês, no Mosteiro de Alcobaça.
As restantes dependências do Mosteiro são igualmente ricas nos detalhes, destacando-se o magnífico claustro de três pisos, bem como a Sala do Capítulo e o Refeitório. Outros túmulos de ilustres portugueses aí presentes são os de Fernando Pessoa e do historiador Alexandre Herculano.
É, juntamente com a Torre de Belém, Património Mundial da Humanidade, declarado como tal pela UNESCO em 1983.

Localização
Endereço:
Praça do Império, 1400 - Lisboa
GPS:
38° 41' 49.326" N
9° 12' 24.8112" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (2)
Lisboa a quarta cidade mais bela do mundo
Lisboa: uma das cidades mais românticas do Mundo