Ponto de interesse
Ponto de interesse
Mosteiro de Santa Cruz
Coimbra
- Coimbra
0
opiniões
Descrição

Está em Santa Cruz e foi fundada em 1131 pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. O Mosteiro de Santa Cruz tem as sepulturas de D. Afonso Henriques e D. Sancho I. Monumento histórico e muito conhecido a nível nacional, foi sofrendo várias intervenções ao longo do tempo, especialmente no período manuelino, sendo que ainda hoje guarda muitos traços dessa arquitetura. Durante a monarquia foi a casa mais importante de Portugal. Uma curiosidade interessante é que foi oficina de tipografia entre 1530 e 1577. Diz-se que foi no claustro desta igreja que estudou o poeta Luís de Camões.
O arco triunfal do século XIX é uma das componentes mais visíveis da igreja, cuja fachada é idêntica à Sé Velha e representa um conjunto esplendoroso da fase românica. No interior do templo, a nave única e a capela-mor foram recobertas por uma abóbada manuelina de grande qualidade e ainda se mantêm até hoje. No século XVIII foi instalado um novo órgão em estilo barroco e as paredes foram revestidas a azulejos brancos-azuis que narram as passagens da Bíblia.
O claustro tem ainda um conjunto artístico criado pelo francês João de Ruão, em 1530, que deu à igreja o estatuto de ter a primeira arquitetura inteiramente renascentista feita em Portugal.

Créditos da imagem: Carlos Luis M C da Cruz
Localização
Endereço:
Rua Martins de Carvalho 3, 3001-801 - Coimbra
GPS:
40° 12' 38.6028" N
8° 25' 44.562" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)