Ponto de interesse
Ponto de interesse
Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa
Crato
- Portalegre
0
opiniões
Descrição

Também conhecido por Mosteiro da Ordem do Hospital de Flor da Rosa, este ponto turístico localiza-se na freguesia de Flor da Rosa, no concelho do Crato. Este é considerado o mais importante mosteiro fortificado da península Ibérica.
Foi mandado construir em 1356 por D. Álvaro Gonçalves Pereira que foi o primeiro Prior do Crato. A sua construção é devida ao crescimento da Ordem do Hospital. Com isso o mosteiro foi construído e tornou-se assim na casa mãe da Ordem. A partir do século XVI a Ordem começou a ser designada de Ordem de Malta, nome que conservou até aos dias de hoje.
Atualmente o mosteiro possui uma pousada da Enatur, o núcleo de Escultura Medieval e o túmulo do seu fundador.
Dentro do mosteiro está também uma igreja do estilo gótico, assim como um paço, também do estilo gótico. Ao longo dos anos o mosteiro foi sofrendo alterações, principalmente nos séculos XVI e XVII. Mais tarde, no século XX começou a existir uma maior preocupação pela restauração e preservação do monumento.
Hoje, depois de obras de reconversão o mosteiro é agora uma pousada. Foi aberta ao público em 1995 e tornou-se numa das mais aclamadas pousadas de Portugal.

Créditos da imagem: Wikipedia
Localização
Endereço:
Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, 7430-999 - Crato
GPS:
39° 18' 18.4896" N
7° 38' 47.6808" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)