Ponto de interesse
Ponto de interesse
Mosteiro de Santo André de Rendufe
Amares
- Braga
0
opiniões
Descrição

Situado em Amares, o Mosteiro de Santo André de Rendufe é um edifício anterior à nacionalidade. De estilo barroco, a sua arquitectura é religiosa. Composto por uma igreja de planta em cruz latina e uma nave com fachada flanqueada por duas torres sineiras, a obra exibe grande sobriedade estilística.

O conjunto monástico apresenta dependências conventuais na ala sul, com vestígios do claustro, que seria composto por dois pisos, o primeiro com arcada e o segundo fechado, com janelas de sacada. Como adorno, surgem imagens de granito de extraordinária grandeza. Destaque para os exuberantes retábulos em talha dourada, de estilo nacional.

A primeira menção ao Mosteiro de Santo André de Rendufe é datada de 1090, presumivelmente terá sido fundado por Egas Paes de Penegate, num couto doado por D. Henrique aos frades beneditinos do Mosteiro de Abadia.

Por motivo de relaxamento da vida religiosa, o mosteiro foi mandado encerrar corria o século XV, tendo sido transformado em colegiada. Em 1551, o mosteiro foi reformado. Já no século XVIII o mosteiro foi remodelado e construída uma nova igreja.

Após a edificação do dormitório entre 1728 e 1731, foi criada a Capela do Santíssimo Sacramento.

No século XIX, após a abolição da ordem, a igreja passou a paroquial e o convento foi vendido a particulares.

Créditos de Imagem: Wikipédia

Localização
Endereço:
Avenida do Mosteiro, 4720 - Amares - Braga
GPS:
41° 38' 22.362" N
8° 24' 15.6096" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (6)
Tudo sobre a Semana Santa em Braga
Braga à Mesa: Aqui, a história serve-se de bandeja!
Fontes, bicas e fontanários da Freguesia de Real

Páginas