Ponto de interesse
Ponto de interesse
Museu Arqueológico / Convento do Carmo
Lisboa
- Lisboa
0
opiniões
Descrição

O antigo Convento do Carmo é um interessante monumento, que hoje funciona como museu arqueológico. Outrora a principal igreja de estilo gótico da cidade de Lisboa, o convento foi fortemente afectado pelo terramoto de 1755, tendo ficado bastante danificado, e tendo desaparecido a cobertura.
A ruína que restou acabou por se tornar um local extremamente belo, como que uma igreja cujo tecto é o próprio céu. Nas suas naves descobertas encontram-se agora diversos objectos que foram recuperados das diversas igrejas de Lisboa, que foram igualmente destruídas pelo terramoto.
Este é também um local extremamente importante para a História de Portugal; primeiro porque foi o Convento para o qual se recolheu D. Nuno Álvares Pereira e onde foi sepultado (túmulo que se perdeu no terramoto); mais recentemente, as dependências habitáveis do convento foram convertidas em quartel militar, e foi precisamente aí, no Quartel do Carmo, que Marcelo Caetano se rendeu ao Marechal Spínola, consumando assim a Revolução do 25 de Abril 1974 e oficialmente pondo fim à ditadura do Estado Novo.

Localização
Endereço:
Largo do Carmo, 1200 - Lisboa
GPS:
38° 42' 43.0704" N
9° 8' 26.3472" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (2)
Lisboa a quarta cidade mais bela do mundo
Lisboa: uma das cidades mais românticas do Mundo