Ponto de interesse
Ponto de interesse
Museu de Aveiro
Aveiro
- Aveiro
0
opiniões
Descrição

Este museu é também conhecido como o museu de Santa Joana e encontra-se localizado no antigo convento de Jesus, onde foi fundado em 1464 por Dom Brites Leitoa. O museu de Aveiro sofreu várias intervenções entre os séculos dezasseis e dezoito, desde a construção do claustro durante estes séculos, à restauração do coro-baixo e a construção do túmulo de Santa Joana.
Foi também durante estes séculos que se deu ao revestimento em talha dourada e colocados azulejos históricos da capela-mor e do corpo da igreja.
Em 1834, deu-se a extinção das ordens religiosas e o convento foi extinto, passando a funcionar apenas como colégio até ao ano de 1910 e apenas no ano seguinte o espaço foi destinado a funcionar como museu. Apesar de alguns espaços ainda se encontrarem conservados como espaços conventuais, como é o caso da igreja e do claustro, o museu tem vindo a sofrer alterações no sentido de alojar as várias coleções.
Este museu possui principalmente obras de arte sacra que vieram dos conventos entretanto extintos em 1834, contudo é possível encontrar também coleções de etnologia e arqueologia.
Créditos de imagem: CCDRC

Localização
Endereço:
Avenida Santa Joana, 3810-329 - Aveiro
GPS:
40° 38' 17.178" N
8° 39' 6.8832" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)