Ponto de interesse
Ponto de interesse
Sé de Braga
Braga
- Braga
1
opiniões
Descrição

A Sé de Braga, representa incontestavelmente o ex-libris da cidade de Braga, a mais antiga arquidiocese de Portugal.

Edificada no séc. XII a mando do Conde D. Henrique de Borgonha e D. Teresa de Leão, condes do condado portucalense, pais do rei D. Afonso Henriques. Os seus túmulos encontram-se aí sepultados, no local onde os árabes, 4 séculos antes, destruíram a primitiva igreja de Santa Maria.

Aclamada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico portugueses, a sua história remonta à obra do primeiro bispo, D. Pedro de Braga, correspondendo à restauração da Sé episcopal em 1070, de que não se conservam vestígios.

De raiz medieval, este tempo sofreu várias modificações ao longo dos séculos, chegando aos nossos dias como um repositório de várias épocas e estilos. A sua planta geral é uma cruz latina e da primitiva traça românica conserva a estrutura geral, a porta do sol (lado sul), as naves, o pórtico, algumas janelas e a absidíola claustral.

No séc. XIII foram acrescentadas diversas capelas laterais.

Do séc. XV temos a galilé e também o túmulo gótico-flamengo em bronze dourado, onde jaz o Infante D. Afonso, filho de D. João I.

A pia baptismal, em pedra de anca, pertence ao estilo manuelino.

Do séc. XVIII, temos o estilo barroco, presente sobretudo na decoração interior dos altares, nos sumptuosos cadeirais, nas obras de talha dourada, no majestoso órgão da capela-mor, e nas invulgares torres sineiras localizadas na fachada exterior.

Créditos de Imagem: Wikipédia

Localização
Endereço:
Rua do Cabido , 4700 - 424 - Braga
GPS:
41° 33' 0.882" N
8° 25' 39.2304" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(1)
Retrato de catia costa
catia costa A Sé de Braga é Linda e cheia de história
04/09/2013
Relacionados no Blog (6)
Tudo sobre a Semana Santa em Braga
Braga à Mesa: Aqui, a história serve-se de bandeja!
Fontes, bicas e fontanários da Freguesia de Real

Páginas