06 Mar 2013

De acordo com o conhecido site de turismo Frommers, estes são os locais que todos devem visitar, pelo menos uma vez, em Portugal. Se ainda não os conhece todos, está na hora de planear um road trip por estradas portuguesas, com paragem obrigatória em cada um destes destinos convidativos e imperdíveis!

1. Sintra

Sintra protagonizou quase todas as épocas da história portuguesa, acolhendo mouros, reis e nobres portugueses. Uma das cidades mais belas do país, conta com pelo menos 5 palácios/conventos rodeados pela bonita vegetação que caracteriza Sintra e todos merecem uma visita, nomeadamente o Palácio da Pena, que foi considerado uma das 7 maravilhas de Portugal.

Sintra

2. Óbidos

Uma das vilas mais bem preservadas e mais pitorescas do país, remonta ao longínquo século XIII. Óbidos foi o dote de inúmeras rainhas, tornando-se assim na vila mais romântica de Portugal. O local ideal para umas férias a dois, com vistas maravilhosas a partir do castelo da vila, aclamada uma das 7 maravilhas de Portugal.

Óbidos

3. Nazaré

Uma das cidades que produz o melhor artesanato em Portugal, a Nazaré é igualmente conhecida pelos seus pescadores, as suas praias e pelo seu tradicional folclore. A Nazaré ficou mundialmente conhecida pelas suas ondas em Janeiro de 2013 quando o famoso surfista Garrett McNamara surfou uma onda de 34 metros!

Nazaré

4. Fátima

O local de peregrinação mais visitado na Península Ibérica, Fátima ficou conhecido quando, no dia 13 de Maio de 1917, a Virgem Maria apareceu a três pastorinhos na forma de Nossa Senhora de Fátima.

Fátima

5. Évora

Évora é uma das cidades portuguesas com o centro histórico mais bem-preservado e uma das mais ricas em termos de monumentos, o que lhe valeu a alcunha de “Cidade-Museu”. Em 1986, o centro histórico da cidade foi declarado Património Mundial pela UNESCO e, ainda hoje, esta bela cidade alentejana continua a contar a sua vasta história que recua mais de dois milénios.

Évora

6. Tomar

Tomar é uma cidade conhecida pelos seus monumentos fabulosos, dos quais se destaca o Convento de Cristo, mas também pelas suas potencialidades turísticas que proporcionam a visita a inúmeros monumentos de interesse histórico, relíquias arqueológicas, entre outros.

Tomar

7. Coimbra

Conhecida sobretudo como cidade académica, com a fundação da Universidade de Coimbra a datar do ano 1290, foi Capital Nacional da Cultura em 2003 e é uma das cidades mais antigas do país. Apresenta como principal ex-libris a sua Universidade, a mais antiga de Portugal e dos países de língua portuguesa, assim como uma das mais antigas da Europa.

Coimbra

8. Porto

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e é mundialmente conhecida pelo seu vinho, pelas suas pontes, pela arquitetura contemporânea, a sua oferta de museus, juntamente com belos jardins e espaços verdes. O centro da cidade foi classificado Património da Humanidade pela UNESCO.

Porto

9. Guimarães

Guimarães é a Cidade Berço de Portugal, pois, foi aqui que foi estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e o seu filho e pela importância histórica que a Batalha de São Mamede teve na formação da nacionalidade: “Aqui nasceu Portugal”. O seu centro histórico é considerado Património Cultural da Humanidade.

Catelo de Guimarães

10. Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma bela cidade do norte do país que reúne o melhor do campo, da praia e da cidade, destacando-se pelas suas populares tradições folclóricas, vestimentas regionais e arte da cerâmica.

Viana do Castelo

11. Praia do Guincho

Localizada no concelho de Cascais, a Praia do Guincho dispõe de excelentes condições para a prática de surf, kitesurf e windsurf. É ainda famosa por outros motivos: foi palco de uma cena de um dos filmes de James Bond "Ao Serviço de Sua Majestade", onde James Bond salva a Condessa Teresa de Vicenzo de uma tentativa de suicídio.

Praia do Guincho

12. Serra da Arrábida

A Serra da Arrábida é uma elevação na Península de Setúbal que tem o seu ponto mais alto a 501 metros de altitude. O seu clima apresenta uma flora rica em espécies mediterrânicas, tais como a azinheira, sobreiro e carvalho. Aqui viveram os poetas Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama, que fizeram da serra e da sua magnífica beleza natural, um motivo recorrente nas suas obras.

Serra da Arrábida

 

Créditos: 1,2,3,5,6,7,8,9,10,11,12