Ponto de interesse
Ponto de interesse
Casa e Capela dos Coimbras
Braga
- Braga
0
opiniões
Descrição

O conjunto Casa e Capela dos Coimbras são Monumento Nacional de arquitectura manuelina.

A Capela datada do primeiro quartel do séc. XVI, tem a configuração de torre ameada com galilé gradeada e baldaquinos, aqui podermos observar fortes elementos escultóricos de estilo gótico. No seu interior, salienta-se a abóbada polinervada e o retábulo de pedra enquadrado por azulejos representativos da história de Adão e Eva do séc. XVIII, assim como o conjunto escultórico da apresentação com imagens calcárias em tamanho real.

Conhecida também como Capela de Nossa Senhora da Conceição, o monumento tem a assinatura de João Castilho, tendo sido mandada edificar no ano de 1525 por João Coimbra.

A pouca distância encontra-se a Casa dos Coimbras, como é vulgarmente conhecida, tem nas suas origens uma construção que já em 1471 servia de residência ao deão D. Martim Anes, em 1477 ao bispo Titopolis D. Gil e em 1502 ao protonotário apostólico D. Luís Gonçalves Farto.

 Tendo sido adquirida em 1505 por João de Coimbra, natural de Lisboa, sofreu desde então várias reconstruções, a primeira das quais levada a cabo por artistas biscainhos presentes em Braga para a execução da capela-mor da Sé Catedral.

Em 1906, o palacete dos Coimbras é demolido, devido à reformulação urbana daquela zona, tendo-se criado o Largo São João do Souto. Os elementos arquitectónicos manuelinos são preservados, e o novo edifício é construído do lado oposto da rua, em continuidade com a capela. Restam hoje da primitiva casa quinhentista, algumas janelas e portas que foram transferidas para o novo palacete.

Créditos de Imagem: Wikipédia

Localização
Endereço:
Rua São João do Souto, 4820-142 - Braga
GPS:
41° 27' 40.932" N
8° 8' 35.5956" W
Javascript is required to view this map.
Opiniões(0)
Relacionados no Blog (6)
Tudo sobre a Semana Santa em Braga
Braga à Mesa: Aqui, a história serve-se de bandeja!
Fontes, bicas e fontanários da Freguesia de Real

Páginas